domingo, 7 de dezembro de 2008

Em Tempo

VOCÊ SÁBIA?

Que..

O teatro apareceu na Grécia e em Roma. É porém na Grécia, no ano 650 AD, que ganha maior destaque, por ocasião das festas chamadas dionisíacas por honra de Dionísio, deus da mitologia grega, protetor dos vinhedos, também tido como deus do vinho, semelhante ao deus Baco da mitologia romana. Durante essas festas foram encenadas em forma de celebração religiosa as primeiras peças, onde Safo recita seus poemas ante um auditório e a tragédia aparece com a força e a expressão de Sófocles, Ésquilo, grandes dramaturgos trágicos. que nos deixaram um legado importantíssimo para o teatro atual.

Roma segue a tradição do teatro grego, ainda que parcialmente. O teatro de Mérida e Sagunto é, porém, cópia fiel do que foram os teatros gregos. Nascem também os anfiteatros. Destes, o mais famoso é o Teatro do Coliseu.

Em 391 AC, foram apresentadas as primeiras peças em Roma, quando alcançou grande êxito as comédias. Com a invasão dos bárbaros, o teatro entrou em decadência, surgindo depois aos poucos nos séculos IX e XII com a representação dos dramas sacros ou mistérios, como também eram chamadas essas representações. No século XV surgiram os primeiros atores profissionais e que se exibiam em palcos improvisados, com sua decoração (cenografia) improvisada e pobre. Mais tarde foram surgindo melhores montagens em termos técnicos e artísticos.


DEIXE SUA SUGESTÃO/COMENTÁRIO





1 comentários:

Unknown disse...

Voçes estão de parabens, continui com esta garra, com esta força que vem de Deus, que Ele ilumine, cada dia mais suas vidas. a paz